[Curiosidades] Jogos que referenciam bandas

2012 - jun Postado por Bruno Colli Nenhum comentário

O título dessa matéria também poderia ser “Jogos que referenciam bandas, mas você não sabia ou nunca reparou”. Existem diversos jogos que referenciam bandas de verdade, como a série Guilty Gear e JoJo’s Bizarre Adventure, que o fazem descaradamente, ou os óbvios Guitar Heroes da vida. Porém, essa seleção apresenta detalhes que podem ter passado despercebidos, pois são referências discretas em jogos que não imaginaríamos encontrar tais referências.

Veja logo abaixo algumas das mais interessantes delas:

FINAL FANTASY VII
My Bloody Valentine, The Velvet Underground

No sétimo capítulo da famosa (e superestimada) série de RPGs Final Fantasy, há uma cena que ocorre pouco após derrotar o primeiro chefe do jogo, onde pôsteres na cidade referenciam o álbum Loveless, da aclamada banda My Bloody Valentine (imagem logo acima). Loveless também é uma peça de teatro no mesmo jogo, cujo conceito se expandiu em uma sequência (ou prequela) de FFVII, chamada Crisis Core: Final Fantasy VII. Ainda em Final Fantasy VII, há um canhão chamado Sister Ray, uma referência clara à banda Velvet Underground e sua faixa , um de seus experimentos mais interessantes, última faixa do álbum White Light/White Heat.


FATAL FURY
The Cure, Bauhaus

Essa série de jogos de luta não é tão famosa por aqui, mas deu origem a outra muito mais conhecida: The King of Fighters. Nesse jogo, lançado em 1991, há uma referência discreta a famosa banda de Robert Smith, The Cure, e também ao Bauhaus, uma das mais aclamadas e influentes bandas de pós-punk que já existiu. O nome Cure está no canto do cenário do personagem Raiden (foto acima). No mesmo cenário, há um barco chamado The Walk, referência a uma canção da banda. Além de Cure, o nome Bauhaus está escrito em um caminhão, no cenário onde enfrentamos o personagem Billy Kane (foto abaixo).

Poderiam ser somente nomes aleatórios, já que Cure é um nome super comum e Bauhaus foi um movimento artístico, um simples nome ali não significa muita coisa. Porém…


FATAL FURY 3
Joy Division

Fatal Fury 3, lançado em 1995, provou que os nomes Bauhaus e Cure eram de fato referências, já que no cenário do personagem Sokaku Mochizuki é possível ver o nome Joy Division em um bar. O Joy Division surgiu dois anos antes do Bauhaus e também foi uma grande e influente banda do gênero pós-punk, e até hoje é reconhecida como uma das maiores novidades musicais que o mundo já teve. O Cure também surgiu nessa mesma época e também se consagrou como uma das maiores bandas de pós-punk, além de estarem ativos até hoje. Alguém na SNK (empresa que desenvolveu ambos os jogos) certamente tinha um ótimo gosto musical!


STREET FIGHTER
The Velvet Underground, Ian Dury and The Blockheads

Muitas pessoas nunca nem ouviram falar da primeira versão da série Street Fighter, lançada quatro anos antes de Street Fighter II. Sua jogabilidade era bastante dura, difícil e o jogo passou despercebido por muita gente. Mas foi o jogo que apresentou conceitos que fizeram parte da série inteira, como os hadoukens e shoryukens, assim como os ícones da série Ryu e Ken, além de outros personagens que reapareceram posteriormente na série, como Adon, Sagat, Gen, Birdie, e Eagle (e talvez Mike seja o boxeador Balrog, mas isso nunca foi confirmado oficialmente). Mas o que importa é que no cenário de Birdie é possível ver pôsteres da banda The Velvet Underground e o famoso logo da banana, presente em seu primeiro álbum The Velvet Underground and Nico, e ao lado um pôster anunciando  Ian Dury and the Blockheads, banda britânica de new wave que na época em que o jogo foi lançado (1987) havia feito uma tour pelo Japão. No mesmo cenário também há um pub chamado Blockheads.

Curiosidade: O criador de Street Fighter, Takashi Nishiyama, passou a trabalhar na SNK algum tempo depois, e um de seus projetos foi Fatal Fury, inicialmente concebido como um sucessor espiritual de Street Fighter. Talvez as referências estejam explicadas!
Caso saibam de alguma referência obscura a alguma banda em algum jogo, informem-nos e ficaremos gratos em publicá-la aqui.